Seminario Marketing Digital em Rio Preto – Palestra Google AdWords

No começo de Agosto de 2015 tivemos o Seminário de Marketing Digital Edição São José do Rio Preto promovido pela ABRADi-ISP (Associação Interior Paulista dos Agentes Digitais). A OTIMIZE, agência de marketing digital associada ABRADi-ISP  localizada em São José do Rio Preto com atuação nacional, participou do seminário e listou os principais pontos abordados para quem não pode participar. Confira abaixo os detalhes da primeira palestra:

Primeira palestra: Google AdWords. Muito além de palavras-chave

Profissional: Rodrigo Camara da Goobec

Descrição: Aparecer no Google não se trata apenas de adicionar valores de investimento e cadastrar palavras chave. Publicidade no Google exige um bom conhecimento das funcionalidades da ferramenta Adwords e conhecimento estratégico de negócio, é necessário saber analisar a campanha, mensurar os resultados e baseado nisso reorientar ou recriar a estrategia que está sendo utilizada para que ela seja compatível com seu público-alvo e tipo de negócio.

Principais pontos da palestra de Google AdWords anotado por César Marcondes, diretor da OTIMIZE.

A palestra começou com Rodrigo explicando o que é o Google AdWords. O Google AdWords é a maneira que as empresas possuem de anunciar no Google, seja na rede de pesquisa (busca) como na rede de display (banners em sites, blogs e portais). Hoje em média 15% dos termos buscados no Google são referente a novas pesquisas. Por dia são 3,5 bilhões de pesquisas processadas. Assim temos que a lista telefônica deixou de ser usada por um meio muito mais eficiente.

Quais são as diferenças de link patrocinado e busca orgânica?

No Link Patrocinado você escolhe quais produtos quer destacar. Você pode começar investindo a partir de R$ 10 por dia e conforme for tendo resultados, você aumenta o investimento.

Análise de César Marcondes: o valor de R$ 10,00 é indicado para uma campanha local ou produto/serviço com baixa demanda. Com o conhecimento e experiência da OTIMIZE preferimos começar uma campanha no Google AdWords com investimento maior, pois muitas vezes dependendo do alcance e da demanda de palavra chave não será gerado resultados para o  cliente.

Link Patrocinado Exemplo
Link Patrocinado x Busca Orgânica

O que é Rede de Pesquisa e Rede de Display?

Rede de Pesquisa é o anúncio exibido na busca do Google, assim como nos parceiros de pesquisa, por exemplo, no portal G1 há uma opção buscar com Google.

Já a Rede de Display é o anúncio com uso de imagens/banner em sites, portais e blogs. Lembre-se: não é coincidência. Nesta hora Rodrigo explicou de forma descontraída o que é o Remarketing, onde através de uma tag é possível exibir anúncios por quem visitou o seu site.

Como o Google posiciona o anúncio?

O Google realiza uma classificação dos anunciantes. A dúvida que todos possuem de como ficar em primeiro lugar é baseada no leilão. Todavia diferente de um leilão convencional, onde quem dá mais leva, no Google os fatores são outros.

Fórmula do Google: lance máximo (CPC) x índice de qualidade

 

Quais outros itens devem ser analisados?

Os principais itens que devem ser analisados em uma campanha no Google AdWords são:

– Relevância dos itens
– Páginas de destino – se a página está bem montada, se explica o sobre e os benefícios
– Qualidade do site – rápido e clean

Resumindo, temos que relevância e tudo para o Google.</>

O que mudou no Google AdWords nos últimos anos?

Rodrigo explicou que antes era vendido para o cliente: cliques e impressões. Hoje o cliente quer saber o que gerou vendas, neste caso a conversão.

Análise de César Marcondes: desde 2012 a OTIMIZE vem se especializando em gerenciamento de campanhas no Google AdWords. Toda campanha gerenciada por nós é com total foco nas conversões.
 
Como sei se minha campanha no Google AdWords está boa?

Para o Google se o CTR for acima de 1% é considerado bom. Para a Goobec acima de 3%.

 
Análise de César Marcondes: para a OTIMIZE depende do mercado do cliente, assim como a concorrência.  Em média também consideramos o valor de 3% bom. Temos campanha de clientes com CTR maior que 10%, visto que o mercado possui pouco anunciante e a campanha ser bem segmentada.
 
Quais as vantagens de anunciar no Google?
– Ferramenta barata e certeira
– Funis de Pesquisa
– Análise das conversões

No final Rodrigo explicou que mesmo em grandes capitais, como São Paulo há falta de profissionais certificados em  Google Analytics e Google AdWords. Também explicou que hoje o celular corresponde por 60% dos acessos, porém as pessoas não compram pelo celular.

Seminario Marketing Digital Rio Preto
Participantes do Seminário de Marketing Digital em Rio Preto

 

Quando questionado sobre palavras chave que possuem um alto valor de lance, Rodrigo explicou que o CPC só  dispara quando a campanha está mal feita e que a única solução neste caso é trabalhar com índice de qualidade.

Além disso, orientou a todos seguirem as práticas recomendadas Google e não trabalhar só trabalhar Google, mas também trabalhar outras mídias digitais até campanhas off.

 
Análise de César Marcondes: nosso papel como agência é garantir o melhor retorno para nossos clientes que anunciam no Google AdWords. A palestra do Rodrigo foi muito boa, explicou rapidamente para quem não conhece o que é o Google AdWords e relembrou algumas dicas válidas. Particularmente, considero a Goobec referência no ensino de treinamentos de Google AdWords.  Minha certificação em Google AdWords foi com ajuda deles no Google Partners.

Quer saber mais sobre Google AdWords? Fale conosco.

 

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