Como lidar com as fotos na Loja Virtual

Dicas para melhorar sua loja virtual em relação as fotos

Todo projeto de loja virtual que nós desenvolvemos ou trabalhamos na consultoria a dúvida que sempre surge é: como devo lidar com as fotos na loja virtual?

Não existe uma regra para a foto na loja virtual, mas há um bom senso que ela precisa ter uma boa resolução e mostrar os detalhes do produto para o cliente, visto que a única maneira de saber se realmente é aquele produto que necessita é através da foto e das informações ali contidas.

Nossa orientação é para que contrate um profissional de fotografia e tire fotos profissionais de seus produtos ou quando o produto for fabricado por outra empresa, utilize as fotos de catálogo do seu fornecedor mediante liberação. Além disso, orientamos que se possível coloque mais de uma foto, quando houver a necessidade.

Por exemplo, em uma loja virtual que vende livros, não há necessidade de ter mais fotos, a não ser a foto da capa. No exemplo abaixo podemos notar que no site de um grande player na parte do livro só há uma foto. Neste caso basta lembrar da regra: menos é mais.

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Por outro lado, quando há necessidade de deixar claro para o cliente o produto que está sendo vendido na loja virtual ou até mesmo os detalhes dele, orientamos o uso de mais de fotos. No exemplo abaixo, a loja virtual desenvolvida pela nossa agência de marketing digital para a Doceria Schmidt você pode notar que o produto contém duas fotos, com boa resolução realizada por um profissional de fotografia e efeito zoom no produto. O objetivo é deixar o mais claro possível para o cliente o produto que a doceria oferece em sua loja virtual.

Foto loja virtual Doceria

Visite a loja virtual da Doceria Schmidt

Quando o produto convém mostrar sua utilização ou nos materiais de publicidade como banner, email marketing, vale a pena ter fotos do produto em uso. No artigo publicado na Next Commerce sobre como aumentar suas vendas usando Neuromarketing duas dicas importantes são mencionadas:

Anúncios visuais: aposte na criação de anúncios visuais, como banners e e-mails marketing, utilizando fotos de pessoas consumindo ou utilizando seu produto, para motivar potenciais clientes à negociação.

Anúncios textuais: aposte em palavras que enalteçam características da ação humana, representada pelo tato, olfato, audição e paladar. Usando recursos linguísticos apropriados, descreva uma situação positiva, possivelmente, já vivenciada pelo seu cliente.

Espero que as dicas neste artigo ajudem você na criação da sua loja virtual e possam aumentar suas vendas.Em caso de qualquer dúvida ou alguma sugestão que não foi abordada no artigo, comente abaixo.

Abraços,
César Marcondes especialista em Marketing Digital