Palestra Inovação e Escalabilidade por Rogério Gabriel

No encontro das Startups de Rio Preto que ocorreu na quinta-feira dia 8 de maio de 2014 recebemos dois empresários de sucesso da nossa região, Rogério Gabriel presidente do Grupo Prepara e Edson Bérgamo, fundador da Kboing.

Como muitos amigos e clientes não conseguiram participar da palestra eu fiquei de anotar os principais pontos deste evento de empreendedorismo e criar este artigo.

Palestra Inovação e Escalabilidade

Rogério Gabriel começou a palestra falando um pouco sobre o perfil dele, tem MBA em Marketing e é Empreendedor Endeavor. Logo em seguida mencionou outros importantes grupos empresariais de nossa região como o Grupo Verdi e J. Hawilla.

Depois contou um pouco sobre o negócio, que o Grupo Prepara está há 10 anos no mercado e hoje a Prepara Cursos possui 643 unidades e a Ensina Mais 242 unidades. A taxa de crescimento é de 30% ao ano nos últimos 5 anos.

Na visão de Rogério Gabriel o empreendedorismo não tem idade, mas tem uma decisão pela frente de quem deseja ter sua própria empresa: Carreira ou Empreender.

“O mais importante é fazer aquilo em que você é apaixonado, não importa qual escolher”. Hoje o mercado está muito avançado se comparado há 10 anos atrás, como os jovens já fazendo Plano de Negócios e a inovação presente em vários negócios.

Acredita que Sorte e Oportunidade são essenciais. Começou trabalhando em uma empresa como trainee em São Paulo. Apresentava um bom desempenho e crescimento profissional, mas depois de 1 ano e meio decidiu voltar para o interior. Relata que gostava muito da empresa, do ambiente proporcionado e do chefe. Tanto que na época comentava: “Meu chefe é muito bom, no futuro vou contratar ele para minha empresa”.

O INÍCIO

Voltando para o interior trabalhou em uma empresa onde viu como oportunidade o mercado de micro informática. Assim em 1990 fundou a Precisão Informática.

A Precisão Informática era uma loja de venda de pcs inspirado na rede norte americana Best Buy. Na época sua loja virou referência no mercado, tinha 10 lojas e mais de 100 funcionários. Para Rogério Gabriel é preciso ter um sonho maior, ir atrás do seu sonho e ter resiliência. E o principal de tudo, ver se sua idéia tem realmente mercado e no caso da Precisão, tinha mercado: “Um produto sem mercado não é nada, nada de criar mercado”.

Rogério Gabriel Palestra
Rogério Gabriel na palestra Inovação e Escalabilidade no Auditório da Unesp no Meetup Business Startup Rio Preto

O sucesso era tão grande que a empresa foi requisitada para testar equipamentos de grandes fabricantes. Com o tempo todas as demais lojas quebraram e o pc perdeu valor agregado.

Hoje Rogério Gabriel relata que seu maior erro foi insistir demais no negócio, pois o produto virou commoditie e perdeu seu valor. Errou no momento de decidir de abandonar o barco. Para evitar que isso aconteça com outras empresas ele mencionou 4 regras para o empreendedor.

AS 4 REGRAS
1 Envolva-se no negócio e analise os cenários;
2 Não abandone logo na primeira dor de barriga, mas não se apegue;
3 Imponha limites para perdas e respeite os limites;
4 Se não houver jeito, empurre a vaquinha para o brejo.
Como dica de aprendizado: olhar mercado sempre e impor limites.

ENXERGAR A OPORTUNIDADE

O prejuízo na época foi de 10 milhões. Com o fim da empresa passou a oferecer treinamentos corporativos baseados na experiência acumulada. Assim criaram uma metodologia de ensino e fundaram 8 escolas na região. Os desafios enfrentados trouxeram diferenciais para a empresa. Hoje a empresa conta com:

Tecnologia + Educador
1 PC por aluno
Horário flexível
Preço acessível
Custo de operação menor e qualidade maior

EXPANSÃO

Depois de 8 escolas em pleno funcionamento optou pelo sistema de franquias para expansão do negócio. Para Rogério Gabriel, a franquia é uma família de empreendedores, onde o relacionamento é tudo. É necessário ouvir os franqueados, gerar processos padronizados e implantar na rede. Contou que os primeiros franqueados foram ex-funcionários da Precisão.

ACREDITAR NO SONHO

E o sonho não para, a Ensina Mais em apenas 2 anos teve um excelente crescimento alcançando excelentes posições no ranking Valor Econômico e ABF, mas para Rogério Gabriel o importante é continuar sonhando e acreditar no sonho. O chefe que ele tanto queria que trabalha-se com ele quando pediu demissão, hoje é franqueado dele da Ensina Mais.

O sonho continua, ter metas audaciosas, sonhar grande sempre e sonhar juntos. “A rede tem que estar feliz, é preciso dividir o bolo com tudo mundo”.

E o próximo sonho será lançando na Feira ABF, a maior feira de franquias do mundo que começa agora 04 de Junho, onde vai lançar a terceira rede do Grupo Prepara.

PERGUNTAS DA PLATÉIA

1. Qual foi seu maior erro?

Persistir demais, não ser apaixonado demais. Não ter abandonado na primeira crise, mas insistiu por 3 anos de maneira errônea.

2. Como você enxerga a concorrência com os cursos online?

Acredita que é bom ter curso online, pois tem muito lugar que não a rede chega. Acredita no modelo híbrido. O presencial é muito rico, tem apps, ambiente virtual, 30% na casa do aluno.
A nova rede terá 50% de entrega

3 Quem são os concorrentes?

Microlins, SOS Computadores, Eurodata e no caso da Ensina Mais o Kumon.

4 O que acha das fusões?

Acha muito importante, pois na época que começou a empreender não tinha investidor anjo.
Não tinha capital, só capital a curto prazo nos bancos.

5 Você tem sócios?

Não tem sócio, e terminou a palestra brincando: “Só a majoritária lá em casa”.

MINHA OPINIÃO

A palestra foi muito boa onde o empresário mostrou que é necessário ter resiliência, enxergar oportunidades, ter sonhos e visão em seu negócio. Outro ponto que pude notar e que é muito comum nos livros e palestras de startups é de falhar rápido, não se apegar a ideia e analisar o cenário sempre.

Tentei criar este artigo de maneira clara e objetiva, caso tenha algum erro ou sugestão de melhoria por favor, nos avise.

SUA OPINIÃO

E você, o que mais gostou da palestra e das dicas? Deixe sua opinião em nosso site.

11 comentários em “Palestra Inovação e Escalabilidade por Rogério Gabriel

    • cesarmarcondes Responder

      Palestras como esta só reforçam a nós que é preciso muita força e persistência. Pretendo publicar também a do Kboing e da Mandic até semana que vem.

  1. Ana Carolina Verdi Responder

    César, parabéns! Ficou ótimo o seu “roteiro” da explanação do Rogério! Como não pude ir, achei excelente a ideia e a oportunidade de poder saber o que foi falado. importantíssimo essa possibilidade de compartilhar conhecimento. Parabéns!

    • cesarmarcondes Responder

      Obrigado Ana, acho que compartilhar o conhecimento e experiências nos fortalece, ainda mais quando é um sucesso da nossa região.

  2. Marcos Furlan Responder

    Com a correria do dia-a-dia e os muitos compromissos ressalto a importância em compartilhar informações. Parabéns César!!
    Gostei do conteúdo da palestra, não sabia que o Rogério Gabriel era dono da Precisão Informática. Na década de 90 a venda de PCs e acessórios era bem promissor. Não deu certo, o prejuízo foi grande, mas o Rogério mostrou fibra e conseguiu se reerguer. Empreender é perseverar! Parabéns Rogério Gabriel!!

    • cesarmarcondes Responder

      Realmente a persistência em empreender foi o fator chave neste caso. Muitos teriam desistido pelo caminho. Realmente é uma história para inspirar, e ele merece o resultado que hoje possui e muito mais.

  3. Rodrigo Responder

    Fala César, cara ficou ótima a postagem, parabéns por fazer as anotações e trazer para nós, porque eu realmente com tantos assuntos (que em parte você conhece) para resolver acabei não comparecendo, muito bom mesmo!

    • cesarmarcondes Responder

      É assim mesmo Rodrigo, tem horas que não dá para participar muito e foi pensando nisso é que comecei criar estes artigos. Muitos amigos e clientes queriam ter ido, mas também não conseguiram. Grande abraço, César Marcondes

  4. Daniel Rodrigues Responder

    César, parabéns pela iniciativa de compartilhar com todos os melhores momentos desta palestra! Gostaria muito de ter participado, mas infelizmente chocou com outro compromisso. O Rogério é fera e tenho muito orgulho de poder ter contato com ele. O grupo Startup Rio Preto acertou em cheio com o convite!!!! Parabéns pelo trabalho.

    • cesarmarcondes Responder

      Muito obrigado Daniel pela ajuda. A palestra foi muito boa, este artigo é uma pequena amostra do aprendizado que tivemos. Abraços, César Marcondes

  5. Edson F. F. Gatto Responder

    Muito bom ouvir o depoimento de empreendedores de sucesso e saber que para “chegar” lá não tem atalhos e sim muito trabalho duro, audácia, criatividade e determinação em atingir seus objetivos!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.