Na última semana o Google informou uma grande mudança para 2016: o Google não irá mais exibir anúncios na lateral direita das páginas de resultados de pesquisas.
Essa mudança no Google AdWords para 2016 causou um grande fervor no mercado, onde as informações oficiais comunicadas pela empresa são preliminares e existe muita especulação sobre qual seria o real objetivo da gigante de buscas com essa mudança.
Como essa mudança no Google AdWords afeta minha empresa?
Com a mudança no Google AdWords, agora as páginas do Google terão três ou quatro anúncios aparecendo acima dos resultados orgânicos e até quatro colocados na parte inferior, ou seja, os anúncios que ficavam na lateral não serão mais exibidos. Assim a concorrência para aparecer será maior, refletindo no aumento do valor de lance.
Na lateral direita da busca, ainda poderão entrar links patrocinados de listas de produtos do Google Shopping e também resultados oriundos das informações registradas no Knowledge Graph vide figura abaixo.
“Essa mudança no Google AdWords exigirá uma atenção maior nas campanhas gerenciadas devido o posicionamento. Além disso, sairá na frente as empresas que possuem um site otimizado ou que investem em SEO, visto que os resultados da busca orgânica serão mantidos. Vale ressaltar, que não há nenhuma ligação de SEO com Google AdWords, ou seja, a busca patrocinada não interfere nos resultados da busca orgânica”
explica César Marcondes, especialista em Marketing Digital em São José do Rio Preto, SP.
Qual será o impacto para os anunciantes no Google AdWords?
Provavelmente haverá aumento no valor do Custo por Clique (CPC). Se antes o Google AdWords oferecia até 11 espaços disponíveis para anúncios de texto em Desktop, e agora existem no máximo sete posições, haverá uma disputa maior para aparecer nas primeiras posições e, como consequência, um aumento substancial nos valores médios de CPC’s para se manter no topo.
Como resolver esse problema da mudança no Google AdWords?
As empresas passarão a pensar melhor como atrair visitantes qualificados para o site através de novas palavras-chave com boa demanda de busca e uso da “Cauda Longa”. Assim a busca por profissionais ou agências especializadas em Google AdWords deverá aumentar, visto que o anunciante menor não conseguirá mais receber os cliques (tráfego) que recebia antes pelas buscas mais óbvias, pois sua visibilidade agora será quase nula. Exigindo dos pequenos uma profissionalização maior nas suas estratégias de campanhas do Google Adwords e na gestão dos seus investimentos.
Como podemos te ajudar?
A mudança no Google AdWords é positiva, pois os usuários serão impactados por anúncios mais relevantes em relação ao que procuram, e essa é a missão do Google: relevância para as buscas. Se você busca por uma agência especializada na gestão de campanhas no Google AdWords, a OTIMIZE poderá te ajudar.
Fonte: EcommerceBrasil – Marketing: pequenas empresas serão as mais afetadas pelo novo Adwords