Como o Centro Automotivo Auto7pneus aumentou 20% das vendas com a ajuda do Google

Hoje sabemos o quanto é importante estar presente no Google, considerado o maior buscador do mundo, ter uma boa posição nas buscas do Google é sinal que gerará mais contatos para seu negócio. No entanto é comum vermos casos de empresas que anunciaram no Google AdWords e não tiveram êxito. Para nós o segredo do sucesso de uma campanha de marketing no Google AdWords é o planejamento e a mensuração dos resultados, onde iremos explicar neste artigo, baseado em um caso real de sucesso que atuamos.

Sobre a necessidade do cliente

O centro automotivo Auto7pneus em Campinas, SP buscava aumentar suas vendas. Já tinham realizado alterações na comunicação visual e panfletos distribuídos localmente, mas o resultado não tinha sido satisfatório. Assim a agência OTIMIZE foi a empresa escolhida para criar uma estratégia de marketing digital com o objetivo de aumentar as vendas e a divulgação da empresa na Internet.

Estratégia de Marketing Digital

Junto com o cliente foi definido o produto que será trabalhado na campanha. Neste caso, definimos que iríamos trabalhar com os pneus do aro 13 ate o 18. Em segundo lugar, foi definido que a campanha de marketing digital seria no Google AdWords, usando a Rede de Pesquisa, ou seja, quando o cliente digitar por exemplo, “pneus aro 14”, “comprar pneus”, o anúncio deve ser exibido no topo da busca do Google. Com o planejamento inicial bem definido, então seguimos com os passos abaixo:
1. Montamos uma landing page (modelo de site clean para captar potenciais clientes (leads)) com as promoções dos pneus;
2. Criamos os anúncios de texto já com o valor do preço de cada aro para evitar cliques indesejados;
3. Dividimos a campanha no Google AdWords em 4 grupos de anúncios, assim temos um melhor controle dos resultados;
4. Inserimos o código de conversão na página de contato e na página de obrigado (depois que o e-mail é enviado) para medir o desempenho da campanha de maneira real;
5. Monitoramos semanalmente o desempenho da campanha no Google, realizando alterações (quando necessário) como reajuste de lance, novas palavras chave, negativação de palavras chaves e pausa de anúncios com baixa conversão. Semanalmente enviamos para o cliente o desempenho da campanha e melhorias.

Resultados da campanha no Google AdWords

A campanha de marketing no Google AdWords para o Centro Automotivo Auto7pneus em Agosto de 2017 apontou 38 conversões, sendo 32 por telefone e 6 por e-mail. Neste caso a adoção da conversão mostrou que durante 1 mês geramos 38 novas oportunidades de negócios para a Auto7pneus. Esse volume de potenciais clientes (leads) gerou um aumento de 20% das vendas no centro automotivo em relação à Julho/2017.

Campanha no Google AdWords gerando 38 conversões, sendo 32 por telefone e 6 por e-mail.
Campanha no Google AdWords gerando 38 conversões, sendo 32 por telefone e 6 por e-mail.

Lembrando que conversão é uma métrica que usamos no Marketing Digital para medir o desempenho de uma campanha de marketing. “Fazer uma campanha de marketing digital sem conversão é como atirar no escuro, você pode até acertar o alvo, mas a dificuldade será maior.” explica Marcondes, expert em geração de leads na OTIMIZE, onde gerenciou mais de 210 campanhas de marketing desde 2012.

Campanha no Google AdWords para Centro Automotivo com análise das conversões
Campanha no Google AdWords para Centro Automotivo com análise das conversões

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