Aplicativo WhatsApp Business para pequenas empresas é lançado no Brasil

Foi lançado no dia 18 de janeiro de 2018 o WhatsApp Business – um aplicativo focado para pequenas empresas, disponível em Android e completamente gratuito. O WhatsApp Business irá promover um contato mais fácil entre empresas e consumidores, que poderão falar sobre dúvidas e reclamações de forma mais rápida e a qualquer momento.

Motivo da criação do WhatsApp Business

Pessoas no mundo todo utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as empresas que são importantes para elas – desde comércio de roupas on-line até distribuidores de peças automotivas. Tendo em vista que o WhatsApp foi criado para pessoas, a empresa decidiu melhorar a experiência de uso comercial.

Por exemplo, agora ficará mais fácil para as empresas responderem aos seus clientes, separando assim, as mensagens pessoais das comerciais e ao mesmo tempo criando uma presença oficial.

Whatsapp for Business

Alcance do WhatsApp

Com este aplicativo para uso comercial, as empresas terão muito mais facilidade para se conectarem com seus clientes e os 1,3 bilhão de usuários da ferramenta também terão a possibilidade de contactar empresas que lhes são interessantes.

Funcionalidades do WhatsApp Business

– Perfil Empresarial: as empresas poderão inserir informações úteis para os clientes, como por exemplo, uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e site como uma página do Facebook.

– Ferramentas de Mensagens: economize tempo com ferramentas de mensagens inteligentes -respostas rápidas para as perguntas mais freqüentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado ou fechado. A novidade fica por conta da opção de programar mensagens e respostas automáticas.

– Estatísticas de Mensagens: analise de métricas simples, como por exemplo o número de mensagens que foram lidas, e entender o que está funcionando para sua empresa.

– WhatsApp Web: envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.

– Tipo de Conta: as pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial.

Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

Não há mudanças para os clientes

Com o WhatsApp Business, as pessoas poderão entrar em contato com as empresas facilmente, de forma rápida e simples. As pessoas continuarão a utilizar o WhatsApp como de costume – não há necessidade de baixar nada adicional, e também continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam.

Utilização pelas empresas é alta

Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que utilizam o WhatsApp hoje nos seus negócios. A ferramenta juda na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios (fonte: estudo Morning Consult).

Versão Desktop também estará disponível

As empresas não precisarão ficar dependente do aplicativo no celular para utilizar o WhatsApp Business, a versão para web também estará disponível, possibilitando um gerenciamento mais fácil pelo desktop.

As empresas não poderão falar com qualquer usuário

Um perfil de empresa no WhatsApp Business não poderá entrar em contato com um usuário comum quando quiser. Ao invés disso, o usuário terá que optar por receber mensagens de empresas. Isso significa que as empresas que quiserem utilizar o aplicativo como plataforma de marketing terão que desenvolver uma estratégia que promova essa permissão dos usuários. Caso contrário, o usuário poderá reportar como spam.

Devo utilizar o WhatsApp Business?

O WhatsApp é um plataforma incrível para negócios. Com mais de 1,3 bilhões de usuários, o aplicativo é maior que o Instagram. Os usuários são engajados e enviam uma média de 55 bilhões de mensagens diariamente.

Mesmo antes do lançamento desse aplicativo, vemos uma grande adoção pelas empresas no Brasil, que já utilizam a plataforma para manter contato com seus clientes.

Vale ressaltar que o WhatsApp é um aplicativo de mensagens, então ele não funciona como o Facebook ou o Instagram. Cabe as empresas adotarem a plataforma de maneira assertiva, respondendo os usuários rapidamente, sem erros de grafias ou uso de palavrões.

No Brasil o WhatsApp é muito popular e dificilmente uma pessoa com smartphone não o possui instalado, portanto ele poderá ser uma excelente ferramenta na comunicação para a sua empresa.

Lançamento do WhatsApp Business no Brasil

O aplicativo já pode ser baixado no Google Play pelo link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b

Fonte: Blog WhatsApp – Apresentamos o aplicativo WhatsApp Business (WhatsApp para negócios)
https://blog.whatsapp.com/10000637/Apresentamos-o-aplicativo-WhatsApp-Business-WhatsApp-para-neg%C3%B3cios

Quer ser nosso cliente?

Não perca tempo, seja você também um cliente da OTIMIZE. Será um prazer atender sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.