Alterações no Facebook, caça cliques será penalizado

Na última semana, 04 de Agosto de 2016 o Facebook informou mais uma mudança no algoritmo da rede social. Em uma publicação oficial feita pelo Facebook (confira aqui News Feed FYI: Further Reducing Clickbait in Feed ) explica que usará seu algoritmo para penalizar publicações que usem esse tipo de estratégia para atrair leitores.

São considerados como caça cliques matérias que induzem a você clicar para ver o conteúdo e que muitas vezes não é relevante, por exemplo: Você não acredita no que a apresentadora X fez. O Facebook não considera textos com títulos caça-clique uma forma de “comunicação autêntica”.

Títulos caça-clique como aqueles títulos que “intencionalmente omitem informações ou enganam pessoas, forçando-as a clicar para encontrar respostas”.

“Um dos valores do nosso Feed de Notícias é ter comunicação autêntica em nossa plataforma”, explicou o Facebook.

Penalização do Facebook

Segundo a rede social, nas próximas semanas, títulos considerados caça cliques serão penalizados no cálculo de exibição de conteúdos na rede social. Essa não é a primeira vez que o Facebook atua contra conteúdo desse tipo. Há dois anos, a rede social já havia tomado providências para penalizar conteúdo que atraísse cliques, mas que fosse um texto que não mantivesse leitores.

Caça Cliques no Facebook
Caça Cliques serão penalizados no Facebook

Como funciona o algoritmo do Facebook?

O Facebook afirma ter construído um algortimo que fará com que o Feed de Notícias vá aprendendo quais são os sites que devem aparecer menos como pena por esse artifício.

“Categorizamos milhares de manchetes como caça-clique ao considerar dois pontos: (1) se a manchete omite informações necessários para a compreensão do conteúdo do artigo; (2) se a manchete exagera o artigo para criar expectativa confusa para o leitor.”

E o que fazer para não ser penalizado pelo Facebook?

De acordo com a empresa, neste primeiro momento as novas regras servirão apenas para usuários em inglês.

“Aconselho que trabalhe com bom conteúdo em sua página e não use chamadas de caça cliques em seus posts ou anúncios. O Facebook é uma rede social que se bem trabalhada, gera excelentes resultados para negócios.” explica César Marcondes, especialista em Marketing Digital.

Qual será o impacto minha página?

“Prevemos que a maioria das páginas não haverá quaisquer alterações significativas a sua distribuição no Feed de Notícias resultado dessa mudança. No entanto, sites e páginas que usam como manchetes de estilo caça cliques deve esperar a sua distribuição diminuir. As páginas devem evitar manchetes que reter informações necessárias para entender o que é o conteúdo do artigo e manchetes que exageram o artigo para criar expectativas enganadoras.”

Precisa de gestão de conteúdo no Facebook com resultados?

Fonte: Exame – Você não vai acreditar no que o Facebook anunciou hoje

1 comentário em “Alterações no Facebook, caça cliques será penalizado

  1. Pingback: Atenção para mudança na foto do perfil do Facebook em Agosto 2017 – OTIMIZE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *