Estudo de Caso: Facebook é realmente bom para gerar leads e vendas?

O Facebook ainda é uma rede social muito ativa no Brasil e com bom potencial para ser explorado. A dúvida que possui entre os empresários e empreendedores que gostariam de anunciar no Facebook é saber se a ferramenta ainda é boa para gerar leads – potencial cliente – e por consequência aumento nas vendas.

Neste estudo de caso iremos mostrar um caso real planejado e executado pela agência digital OTIMIZE com anúncios no Facebook para geração de leads.

Necessidade do cliente

No começo de 2017 a agência digital OTIMIZE foi contratada pela Predilecta Rio Preto e Catanduva – lojas de móveis planejados, para analisar o mercado, público e propor ações eficazes na geração de leads para as lojas. Além disso, a loja precisava fortalecer sua marca regionalmente e gerar resultados a curto prazo para continuar investindo no marketing digital. Assim a agência digital OTIMIZE baseado em análises de mercado e experiência anterior com outros clientes, propôs de imediato 3 ações:

1° Anúncios no Google – Google AdWords;
2° Anúncios no Facebook – Facebook Ads;
3° Gestão das Redes Sociais – Facebook e Instagram.

Campanha no Facebook para geração de leads

Como o objetivo principal do cliente é a geração de leads, nossa equipe criou uma figura respeitando a identidade da empresa e com 2 argumentos de vendas: entrada para 60 dias e pagamento em até 36x, vide figura abaixo:

Propaganda no Facebook para a Predilecta Catanduva
Propaganda no Facebook para a Predilecta Catanduva

Este modelo de anúncio no Facebook facilita a captura do cliente (lead), visto que já traz os dados preenchidos vide figura abaixo:

Propaganda no Facebook que facilita a captura de leads - potencial cliente.
Propaganda no Facebook que facilita a captura de leads – potencial cliente.

Resultados na campanha de geração de leads no Facebook

No anúncio para a loja de móveis planejados de Catanduva conseguimos gerar 45 leads, ou seja, 45 pessoas interessadas em receber contato da loja de móveis planejados. Imagina, você recebendo 45 visitas na sua loja? Isso ajudaria você a vender mais? Acreditamos que sim!

“Com este estudo de caso é possível mostrar na prática que o Facebook ainda é uma boa ferramenta para geração de leads e vendas, visto o grande alcance que possui no Brasil. Todavia é necessário montar uma estratégia para que o resultado seja bom para a empresa anunciante” explica o especialista em Marketing Digital, César Marcondes, proprietário da agência digital OTIMIZE.

Resultado da Propaganda no Facebook com 45 leads gerados para loja de móveis planejados
Resultado da Propaganda no Facebook com 45 leads gerados para loja de móveis planejados

Qualidade dos leads gerados pela campanha no Facebook

Gerar leads é a primeira etapa para uma boa campanha. Com uma boa estratégia o anúncio no Facebook poderá trazer leads qualificados para seu negócio. A segunda etapa, considerada a mais importante, é atender bem este cliente. Neste ponto a Predilecta adotou em sua rotina de trabalho o Whats App e uma metodologia de responder ao cliente em até 8 horas. Para ter bons resultados com os anúncios no Facebook é essencial sua empresa oferecer um bom atendimento.

Acompanhamento da propaganda no Facebook pela agência digital OTIMIZE
Acompanhamento da propaganda no Facebook pela agência digital OTIMIZE

Esse atendimento ágil e eficaz possibilitou a Predilecta gerar vendas através dos leads gerados, ou seja, conseguiu converter a ação realizada. “Cabe ressaltar que o papel da agência digital OTIMIZE não é só montar a campanha e colocar o anúncio no ar. Nosso trabalho vai além, nós acompanhamos de perto o cliente e ajudamos com sugestões práticas e fáceis de implantar para que suas vendas aumentem através de ações no marketing digital.” explica Marcondes.

Leads qualificados pelo Facebook através de um bom planejamento digital
Leads qualificados pelo Facebook através de um bom planejamento digital

Conclusão

Podemos afirmar que o Facebook é realmente bom para gerar leads e vendas para negócios, todavia é necessário ficar atento em 3 pontos que listamos:

1. Montar uma boa estratégia para o anúncio gerar leads qualificados;
2. Oferecer um bom argumento de venda – neste caso pagamento em até 36x e entrada para 60 dias;
3. Oferecer um bom atendimento para o potencial cliente (lead).

Dica extra: no anúncio procure usar texto de fácil leitura, e na arte criada utilize elementos atrativos como a seta indicando para o cliente onde deve ser clicado. Com centenas de campanhas no Facebook gerenciadas ao longo destes 5 anos, temos tido excelentes resultados adotando estas estratégias.

1 comentário em “Estudo de Caso: Facebook é realmente bom para gerar leads e vendas?

  1. Pingback: Anúncios no Facebook para negócios locais gera bons resultados – OTIMIZE

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